Fale conosco pelo WhatsApp
Análise de crédito para financiamento imobiliário: entenda como funciona.

27 de março, 2023

Análise de crédito para financiamento imobiliário: entenda como funciona.

Análise de crédito para financiamento imobiliário: entenda como funciona.

Comprar o seu próprio lar é um sonho para muitas pessoas. Porém, nem sempre é possível pagar à vista. Nesses casos, o financiamento imobiliário surge como uma opção para quem deseja adquirir um imóvel de forma parcelada. Mas, como funciona a análise de crédito nesse processo?

Antes de conceder o financiamento, o banco ou instituição financeira realiza uma análise de crédito para avaliar a capacidade do solicitante em arcar com as parcelas do empréstimo. Nessa análise, são considerados diversos fatores, como a renda mensal, histórico de crédito, idade e estabilidade financeira.

Confira abaixo os principais aspectos avaliados na análise de crédito para financiamento imobiliário:

 

Renda Mensal

A renda mensal é um dos principais fatores avaliados no processo de análise de crédito. O banco ou instituição financeira precisa ter a garantia de que o solicitante tem renda suficiente para arcar com as parcelas do financiamento. O valor máximo de parcela mensal não deve ultrapassar uma certa porcentagem da renda líquida do solicitante.

 

Histórico de Crédito

Outro aspecto avaliado na análise de crédito é o histórico de crédito do solicitante. O banco verifica se o solicitante possui outras dívidas e se está em dia com os pagamentos. Em caso de restrições no nome, pode ser necessário quitar as dívidas antes de conseguir a aprovação do financiamento.

 

Idade

A idade também é um fator relevante na análise de crédito. Porém, a idade não é determinante, e é possível conseguir a aprovação mesmo sendo mais velho.

 

Estabilidade Financeira

A estabilidade financeira é um aspecto importante para a análise de crédito. O banco precisa ter a garantia de que o solicitante possui um emprego fixo e estável ou uma fonte de renda segura.

 

Valor do Imóvel e Entrada.

O valor do imóvel e a entrada também são fatores considerados na análise de crédito. Quanto maior a entrada, menor o valor a ser financiado e menor o risco de inadimplência. O valor do imóvel também influência na análise, já que financiamentos de valores muito elevados podem ser mais arriscados para o banco.

Com as informações acima, é possível entender melhor como funciona a análise de crédito para financiamento imobiliário e se preparar para conseguir a aprovação do seu.

A análise de crédito é um processo importante para garantir a segurança do banco e do solicitante na hora de conceder um financiamento imobiliário. 

Por isso nós da Construtora Cardenuto oferecemos financiamento próprio visando facilitar a vida do cliente e a conquista do seu sonho. Todas as propostas encaminhadas serão analisadas com atenção, buscando sempre dentro do possível concretizar a venda!